Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ATENÇÃO PARA AS AVALIAÇÕES MENSAIS!!!

Projeto Araribá - Ciências - 7º Jade
UNIDADE 03- A organização e a origem dos seres vivos.
Características dos Seres Vivos

OS SERES VIVOS TÊM ORGANIZAÇÃO CELULAR 
Células: unidades da vida.
Células são pequenos compartimentos vivos, em geral microscópicos e normalmente constituídos de membrana, citoplasma e núcleo. Consideradas a unidade da vida, as células são as menores partes de um ser vivo nas quais se reconhecem as características da vida.
Todos os organismos, exceto os vírus , apresentam organização celular. Podem ser unicelulares, consistindo de uma única célula, como uma ameba ou uma bactéria, ou pluricelulares, como nós, que somos feitos de muitas células trabalhando em conjunto.
Outra característica importante das células é sua capacidade de dividir-se; em outras palavras, uma célula pode originar outras duas. Esse processo chama-se divisão celular.
Quando estudaram as células os biólogos perceberam que existem dois padrões celulares: a célula procariótica e a célula eucariótica. A célula procariótica é muito mais simples do que as eucarióticas e existe apenas nas bactérias e nas algas azuis.
Tais indivíduos são denominados procariontes, enquanto todos os demais que apresentam células eucarióticas são chamados eucariontes.

Os eucariontes (eu = verdadeiro, genuíno + cario = núcleo) apresentam um núcleo diferenciado; os procariontes (pro = que vem antes + cario = núcleo), um núcleo primitivo.
Uma célula procariótica típica tem sempre uma membrana plasmática, que permite a entrada e a saída de substâncias, ou seja, as trocas entre a célula e o meio, e um citoplasma simples, composto de um material gelatinoso, o hisloplasma, no qual estão mergulhados os ribossomos, cuja função é produzir proteínas, constituintes básicos da matéria viva. Solto no citoplasma, não envolvido por membrana alguma, existe ainda um filamento de material genéticos, a cromatina. Assim, a característica principal da célula procariótica, é não ter núcleo definido. 


OS SERES SE DESENVOLVEM
Todos os organismos passam por diversos estágios, que vão desde seu nascimento até sua morte. Fomos todos um dia uma célula única, a célula-ovo, proveniente da união de um espermatozóide e de um óvulo. O ovo logo se transformou numa massa multicelular, que aos poucos se diferenciou, aparecendo os diversos órgãos. Após nosso nascimento, passamos pelos estágios da infância, da adolescência e da idade adulta. De forma inevitável, pelo menos por enquanto, envelhecemos e finalmente morremos. Chamamos desenvolvimento aos estágios pelos quais um organismo passa durante a vida.

OS SERES VIVOS CRESCEM
O crescimento é outra característica importante dos seres vivos.
Considere um nenê, que pese, ao nascer, 3,5 kg. Nos primeiros meses, ele aumenta rapidamente de massa, podendo chegar em pouco tempo a 6 ou 7 kg.
De que forma foiproduzida essa massa suplemento de corpo? É claro que foi através do alimento que a criança ingeriu, principalmente o leite, materno ou de vaca. A criança conseguiu transformar o leite em músculo, sangue, osso, cérebro etc.! É espantoso imaginar que o leite, em última análise, tenha "virado" matéria viva e produzindo o "corpo da criança".

OS SERES VIVOS TÊM METABOLISMO
No interior das células vivas ocorre uma série de transformações químicas, que em conjunto são chamadas de metabolismo. Essa transformações permitem, por exemplo, que o alimento seja convertido em mais material vivo, como vimos no item anterior: que a célula obtenha a energia necessária para crescer, dividir-se e movimentar-se; e que o material genético seja capaz de controlar tudo o que acontece. Quando as reações do metabolismo param, o organismo morre.
A figura a seguir mostra, de forma simplificada, alguns eventos dos metabolismos energético e de construção. Parte dos nutrientes contidos no alimento é usada como material de construção para produzir mais matéria viva. A outra parte seve de combustível na respiraçãoi celular, em que ocorrem "queimas" que liberam energia. Essa energia é utilizada para todas as atividades biológicas, como a condução do impulso nervoso, o movimento, o transporte através da membrana etc.

A Terra antes do surgimento da vida
A tese do surgimento da vida na terra, aprovada como errônea por Pasteur, é a de que há quatro bilhões de anos, quando gigantescas misturas de vapor d'agua, hidrogênio, metano e amoníaco teriam produzido espontaneamente, sob a ação de poderosas descargas elétricas, os tijolos químicos da vida, isto é, os aminoácidos que formam as proteínas (das quais também participa o nitrogênio), os carboidratos (pequenos açúcares ou oses) e os ácidos graxos, compostos, os dois últimos, de carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses tijolos químicos teriam então adquirido vida, através da formação, por acaso, do DNA.
 
Como se nenhuma inteligência estivesse atuando por trás de tudo isto os cientistas encontraram recentemente novas provas que parecem indicar que a formação de aminoácidos, que são a base da vida, não acontece somente em cometas e asteróides, mas que também poderá ocorrer no espaço interestelar.
Este resultado é consistente com as teorias que apontam para que os principais ingredientes para o desenvolvimento da vida tenham vindo do espaço. Conseqüentemente, os processos químicos que estão na origem do desenvolvimento das formas de vida poderão ocorrer em outros locais do Universo.
Os aminoácidos são os "tijolos" das proteínas, que por sua vez estão presentes em todos os organismos vivos. Já se encontraram aminoácidos em meteoritos que caíram na Terra, mas nunca no espaço. Pensa-se que os aminoácidos encontrados nos meteoritos terão sido produzidos pouco depois da formação do Sistema_Solar, por ação de fluidos aquosos sobre cometas e asteróides, cujos fragmentos, mais tarde, deram origem aos atuais meteoritos.
No espaço interestelar existem enormes nuvens de gás e poeira. A poeira existente nestas nuvens é composta por pequeníssimos grãos, tipicamente menores que um milionésimo de milímetro. Duas equipes de investigadores, uma européia e uma norte-americana, tentaram reproduzir em laboratório os passos físicos que culminam na formação destes grãos no interior das nuvens moleculares. O que eles descobriram foi que os aminoácidos se formavam espontaneamente nos grãos artificiais resultantes da experiência.
Ambas as experiências começaram com água e uma variedade de moléculas simples, que sabemos existirem nas nuvens "verdadeiras", como é o caso do monóxido de carbono, do dióxido de carbono, do amoníaco e do cianeto de hidrogênio. Em câmaras especiais de laboratório reproduziram-se as condições de temperatura e pressão que existem nas nuvens interestelares, onde a temperatura ronda os 260ºC negativos e a pressão é quase zero. Ao longo de toda a experiência foi necessário trabalhar com todo o cuidado para evitar qualquer tipo de contaminação. Como resultado, grãos análogos aos das nuvens interestelares acabaram por se formar.
Os grãos artificiais foram depois expostos a radiação ultravioleta. Este processo desencadeia reações químicas entre as moléculas e ocorre de forma natural nas nuvens interestelares. Ao analisar a composição química dos grãos, encontraram-se aminoácidos, concluindo-se que os aminoácidos poderão surgir no espaço como produto de um processo químico natural que ocorre no interior de nuvens de gás e poeira. Estes resultados parecem então indicar que a vida poderá ser um evento relativamente comum. No entanto, muitas dúvidas ainda permanecem. Por exemplo, poderão estes resultados ser uma pista para descobrir o que aconteceu na Terra há cerca de 4 mil milhões de anos atrás? Será que as condições recriadas no laboratório são realmente semelhantes às do espaço interestelar?
Duas futuras missões da Agência Espacial Européia (ESA) tentarão responder a algumas das perguntas para as quais ainda subsiste a dúvida. São elas: a sonda Rosetta (será a primeira a orbitar e a pousar na superfície de um cometa, tentando descobrir qual a composição química destes corpos), que será lançada no próximo ano, e a sonda Herschel que será lançada em 2007. Terá um espelho com 3.5 metros de diâmetro, tentará observar radiação que até hoje nunca foi observada - o infravermelho longínquo e radiação submilimétrica. É precisamente nestes comprimentos de onda que se poderão detectar os compostos químicos mais complexos como é o caso das moléculas orgânicas.

A nova sessão do Planetário do Porto,de nome "Novos Mundos", que estreará para o público a 8 de Junho de 2002, aborda estes temas:
Como surgiu a vida no nosso planeta?
Será que ela poderá existir em outros locais do nosso Sistema Solar?
Como poderemos encontrar planetas extra-solares?

Para saber mais sobre os "Novos Mundos" não deixe de visitar o sítio do Planetário do Porto em: http://www.astro.up.pt/planetario/index.html







Na poeira cósmica, síntese da vida, temos as atrações magnéticas profundas.
A vida triunfante é luz imperecível, impelindo-nos no rumo das Esferas Superiores; entretanto, encerra consigo a rude batalha da evolução, em que todos somos compulsoriamente engajados na condição de espíritos eternos, a fim de conquistá-la.







Dados do Google







Ela Dança, Eu Danço 2 (Dança Final)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Wall-e - Down to Earth (by Peter Gabriel)

Site:

www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm

PARA COMPARTILHARMOS

O que fazer com o lixo?
Esta a pergunta que não quer calar. Todos nós sabemos que é preciso tratar o lixo de forma diferente, mas, muitas vezes não sabemos como. Vejamos algumas ideias no artigo abaixo:

MANUAL DA RECICLAGEM
Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer comceçar a separar o lixo:
Lâmpadas
O que fazer?
Separar as fluoirescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no Meio Ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.

Baterias
O que fazer?
Reciclam-se as de tefefones sem fio, filmadoras, celulares e inclusive as pilhas. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.
Por Monica Weinberg Revista Veja - 05/09/2007

Nota: estudos mais recentes indicam a necessidade de separar do lixo comum toda e qualquer pilha também, pois, o acúmulo dos metais pesados contidos ao longo dos anos será desastroso para o Meio Ambiente.

CURIOSIDADE:
O óleo de cozinha é um  dos alimentos mais prejudiciais ao Meio Ambiente. Quando despejado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. 1 litro de óleo de cozinha polui um milhão de litros de água.
O óleo deve ser colocado em garrafas PET bem vedadas e entregue a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem ( veja no site http://www.cempre.org.br/ ), para que sejam encaminhados para: fábricas de sabão e produção de biodiesel.

PARA REFLETIR
a) Convide seus alunos a coletarem em casa e na vizinhança, lixo que possa ser reciclado. Com este material confeccionem brinquedos ou objetos de decoração que serão expostos e vendidos numa feirinha escolarLuxo do Lixo a preços simbólicos. O dinheiro arrecadado deverá ser utilizado noutra ação de preservação ambiental na escola, decidida em comum acordo.

b) Marque um dia para que alunos, professores e comunidade promovam um mutirão de coleta de lixo em áreas verdes da localidade. Enriqueça o evento com  apresentações artísticas e / ou uma refeição comunitária, onde cada um leve um pouco dos alimentos ou ingredientes previamente combinados.

c) Discuta com os alunos que ações relativas ao lixo e sua reciclagem podem se feitas na escola diariamente e confeccione um painel com estas decisões a ser afixado em local visível a todos.           
Agrinho                                                                                                                                                                                                                                                                    

segunda-feira, 26 de abril de 2010

RESENHA DAS OBRAS DE MEMÓRIAS

Meu reino por um cavalo
Muito longe, num país bem longe, tinha um reino com o pai, a mãe e o principezinho que se chamava Ricardo, saía para longas aventuras, viajando, percorrendo o mundo com seus cavalos. e quando chegava era uma festa, o qual ia mais elegante com sua armadura brilhante, tinha bandeira para todo lado. E Ricardo queria muito crescer, ter mais idade, queria ter um cavalo de verdade, ficava brincando com um cabo de vassoura  de galopar. E lá muito longe uma menina pedindo socorro, se o principezinho podia ajudá-los , mas ele não tinha cavalo, mas sem saber falou algumas palavras mágicas e começaram aparecer cavalos por todo lado, viu um cavalo preto e realizou o desejo de ter um cavalo, o rei vendo aquilo deu uma armadura para ele e ficou todo feliz.

Ana Maria com domínio da linguagem verbal, constroi textos que discutem o poder das diferenças culturais, a discriminação. E  também os medos, as fraquezas e a força de cada ser humano. Tudo isso com humor, poesia e sensibilidade, que fascinam os jovens leitores.
Ana Maria Machado é carioca, a professora universitária e jornalista, tendo publicado mais de cem livros para crianças e jovens no Brasil,  Japão,  Noruega, em mais de vinte países. Em 2000, recebeu o prêmio internacional A. C. A, o mais importante na literatura pra crianças. Em 2003, tornou-se importante sendo eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Machado, Ana Maria.
Meu reino por um cavalo ( Ana Maria Machado ); ilustrações - Davi Santana Maurício Paraguaçu. S. P: Global, 2004. ISBN - 85 - 260 - 0893-5
I - Literatura Infantil Juvenil I , Santana Davi II Paraguaçu, Maurício III´.

Texto resumido por Jackson Bruno - 9º ano Esmeralda.

Eu sou isso
O livro conta a história de um menino chamado Bernardo, de segunda a sexta-feira ele vai estudar na creche. Bernardo só tem apenas 4 anos de idade, num belo dia de quarta - feira a professora de Bernardo pede um trabalho para a sala toda, e o tem é" O que é corpo humano", chegando em casa ele pergunta para seu pai, o que é corpo humano, e seu pai responde, tem dois braços, duas pernas, dois pés, duas cabeças, e Bernardo interrompa... pai é só uma cabeça, minutos depois Bernardo termina o trabalho e vai tomar banho e cada parte do seu corpo que ele vai lavando e fala, lavei os braços, lavei as pernas, os pés... e grita a mãe dizendo que ele é o corpo humano.
A narrativa mostra a Bernardo o que é corpo humano, e no final da história Bernardo fica sabendo que ele é o coprpo humano, as ilustrações mostram e fazem parte do modo como a autora conta a história.
Vivina de Assis, mineira de Morro de Ferro, tem vários livros publicados, três deles na Editora Lê: Eu sou isso? Meu dente caisu! e Suando frio, suas obras têm retratado principalmente o indivíduo - criança e adulto - que, seja quando e onde for procurar seu próprio espaço.
Assis,Vivina - Eu sou isso- BH
Texto produzido pelo o aluno Maykon Henrique - 9º ano Esmeralda.

domingo, 25 de abril de 2010

AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS NESSE 1º BIMESTRE - 2010

Fonte retirada do site: http://www.acontecenews.com.br/.


Foi realizada uma reunião, na prefeitura de Chapadão do Céu, para avaliar o primeiro bimestre na rede de educação do município.

A reunião, presidida pelo secretário municipal de educação e desporto, Mauri Wierbicki, teve a participação de diretores das escolas, coordenadores e servidores daquela secretaria.
Mauri disse que foi uma reunião para discutir sobre o encerramento do primeiro bimestre, apresentada uma síntese do que foi o trabalhado e decidiu-se aumentar o reforço escolar dos alunos com problemas.
“Percebemos que havia déficit de aprendizado, lacunas em alguns alunos, principalmente daqueles que vieram de outras redes de ensino como da região nordeste do Brasil por causa da usina”, disse o secretário Mauri.

O secretário elogiou os diretores, coordenadores e os professores dedicados. Cobrou uma mudança de postura para aqueles poucos que não se dedicam e debatem assuntos que não dizem respeito a educação e a escola.


“No final todos perceberam onde podemos melhorar e a avaliação do primeiro bimestre ficou como positiva, mas o caminho da educação é sempre de longo prazo”, concluiu o secretário Mauri.


Fonte: Jornal o Correio

sábado, 24 de abril de 2010

O dia depois de amanhã... [keep holding on]



PARA REFLETIR
Aquecimento Global e Eu?!
E eu? O que tenho a vem com aquecimento global? Devo ficar à espera do governo? Será que alguma mudança em minha rotina pode fazer a diferença em um problema tão grave e que atinge de forma tão drástica o Meio Ambiente? Minha simples mudança de hábitos pode fazer diferença nas consequências catastróficas dessa crise ambiental de abrangência planetária?
O IPCC ( Painel Intergobernamental sobre Mudanças Climáticas ) mostra nitidamente que o aquecimento contemporâneo não é parte do ciclo natural da Terra, mas resultado de um estilo de vida iniciado na Revolução Industrial e ainda praticado pelos 6,5 bilhões de habitantes.

Novidades - Os impasses sobre o Código Florestal

Está prevista para o final de abril a apresentação de relatório no Congresso Nacional aprovando alterações no Código Florestal que podem colocar em xeque os planos...Alterações na lei ambiental podem fazer o país "pagar mico" no plano internacional, diz especialista.

Em entrevista, Paulo Moutinho, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM),...Visões plurais com peso e medida

Recentes acontecimentos envolvendo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), aliados ao inverno rigoroso na Europa, trouxeram de volta o debate sobre a existência ou não do aquecimento global.

Carlos Nobre

Carlos Nobre, cientista brasileiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), comenta os ataques que o órgão internacional vem sofrendo e discorre sobre a posição dos cientistas céticos em relação às mudanças climáticas.
Dados retirados do Google e Agrinho





AGRINHO


Hoje  dia 24/04/2010, teve o repasse do Agrinho com a coordenadora e multiplicadora do programa Berenice,  na Escola Municipal Flores do Cerrado no intuito dos professores responsáveis por projetos comentarem e reavaliarem a justificativa de seus projetos.


Tiveram várias justificativas. O meu projeto com os alunos do 9º ano Esmeralda e a comunidade céu chapadense será: "O não acúmulo de lixo em lugares públicos".

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Agnus Dei


Obrigada Senhor, pela força que me fortalece....
Vem aí o segundo show de louvor góspel no ginásio de esportes dia 24 de abril ( sábado ). Não percam!!!

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES(RECORDAÇÕES ANOS 80)



PARA REFLETIR
" Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreira de fome. " Mahatma Gandhi

" É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a houve." Victor Hugo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MENSAGEM AOS ESTUDANTES PARA O NOVO BIMESTRE QUE ESTÁ CHEGANDO

Mensagem aos estudantes



PARA REFLETIR
Esse dia é somente seu!!

Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos. E pedir que reflitam nesse feriado prolongado para o início de um novo bimestre...

O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidade. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade.

É certo, então, que está nas mãos de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar neste bimestre que está por vir.

Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?
Amo vocês.... espero-os com mais garra nos estudos... Prof: Hilda Gouveia

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Justin Bieber - Baby ft. Ludacris



OLÁ GAROTADA VEJA O VÍDEO DO MAIS JOVEM CANTOR INTERNACIONAL - JUSTIN BIEBER

TEXTO DE AVENTURAS


Aventura no parque de diversões
Um dia, eu e minhas amigas, fomos para o parque nos divertir.
O primeiro brinquedo, foi a centopeia, esse transmite-nos frio na barriga, depois fomos no trompa-trompa, que nos dá a liberdade de estarmos dirigindo um carro de verdade encarando um grande desafio. O terceiro foi o chapéu americano, um equipamento divertido, não dá tempo para pensarmos, pois a velocidade é grande, a única coisa é fechar os olhos e sentir momentos de relâmpagos, uma adrenalina sem fim.
Mas nem tudo isso é bom sem passar por pite-dog no parque, aquele delicioso cachorro - quente, e em seguida um trem fantasma.
Quando estávamos preparados, o trêm começou a se mover, e sabemos que algo assustador estava para acontecer, o trêm parou no meio do caminho e um esqueleto passou em nossa frente, coisas horrorosas foram surgindo, ensanguentadas, vieram depois, mas superamos os nossos obstáculos, vale a pena sentir uma grande aventura num parque de diversões.
E você já assistiu vídeos do Didi???
Aline dos Santos - 7º  ano - Jade

Didi em o caçador de tesouros

Tudo começou durante uma viagem de avião. Em mil novecentos e noventa e cinco, em uma aventura pela Inglaterra, uma história cheia de mistérios e aventuras com Renato Aragão.
Uma tarefa nada fácil, para o Didi e seu amigo Pedro, a procura de um parente de Pedro, o seu avô Lucas, que caiu em pleno voo, virou um espírito e parou no tempo, em termos de faixa etária e continuou novo após sua morte.
Pedro sismado com a relação do que estava guardado na memória do tempo, para desvendar o mistério de Lucas.
Didi, pediu para que Samuel pai de Pedro revelasse um pouco mais da história, do homem e seus mistérios, e com isso contou também de um álbum de fotos do avô de Pedro.
Havia um local, mais específico onde o avião caiu, no hotel de São Nicolau, onde os espíritos vagavam dias e noites até um certo tempo e por esse motivo Didi e Pedro resolveram fazer um cisita ao hotel.
Bo objeto voador [ avião ] haviam barras de ouro, roubados do país inglês para o Brasil, e para conseguir achar o ouro, todo ouro necessita de um mapa, e era atrás dele que os fantasmas estavam procurando.
Quando Didi e Pedro chegaram ao hotel citaram no mapa, e os espíritos do mal ficaram atentos, pois podiam recuperar o ouro perdido.
Quando Pedro estava correndo pelos corredores do hotel, ele encontrou uma porta e entrou, quando esntrou viu um moço.
Sentou perto do moço e começou a conversas, depois de algumas horas ele viu o fantasma e falou:
- Você e o Didi fujam daqui!
Seu neto Pedro não queria deixá-lo sozinho, mais depois de algun s minutos abraçou seu avô, o bandido entrou pela porta e pegou Pedro pelo braço e amarrou ao lado de seu avô. Didi ouviu voz do Pedro pedindo ajuda.
Didi tentou abrir a porta e não conseguiu entrar, arrondou pelas portas do fundo, abriu e salvou Pedro. Depois voltaram para o esconderijo que era fora do hotel que eles estavam, apareceu os anjos que tinham falecido durante a explosão do avião. Didi falou:
- Me ajude a encontrar o ouro perdido?
- Sim, nós ajudamos.
Levaram Didi e Pedro até ao avião, e pegaram o ouro. Levaram o ouro até Lucas.
Quando eles levaram o ouro até Lucas, Lucas abriu a caixa e os fantasmas desapareceram, os anjos voltaram ao normal e o avô de Pedro foi libertado.
Texto escrito por Aline dos Santos - 7º ano - Jade.

Didi, O Caçador de Tesouros

ATIVIDADES SUGERIDAS AO BULLYING

Proponha aos seus alunos que façam entrevistas com colegas de outras salas, tentando descobrir alguma atitude que possa ser caracterizada como BULLYING. Sugira a criação e montagem de uma peça teatral onde apresentem esse fato, mostando os sentimentos de quem pratica e de quem sofre com essa agressão. Apresentem para a escola, suscitem discussões, proponham soluções. Esta é uma atividade que tem que ser feita em toda a escola, do primeiro ao último ano, pois é um assunto que deve ser resolvido por todo o grupo.


Fandublagem - Lucas, um Intruso no Formigueiro (Guardas)

Alvin e os Esquilos 2 - Trailer Oficial Legendado

VOCÊ JÁ OUVIU EM BULLIYING? O QUE É MESMO?

O termo Bullying é um termo novo estudado por vários psicólogos no mundo todo e compreende toda e qualquer forma de atitudes agressivas, intencionais e reproduzidas, que ocorrem sem motivação clara, adotadas por um ou mais estudantes contra outro. Essas atitudes causam danos físicos e morais ao agredido e têm origem numa relação injusta pelo desequilíbrio de poder causando uma profunda intmidação da vítima.
Na língua portuguesa não existe uma palavra capaz de expressar claramente as possibilidades do BULLYING.Veja algumas atitudes abaixo.
Bullying, uma prática inaceitável
Agredir fisicamente;
Ofender;
Destruir pertences;
Excluir;
Intimidar;
Ignorar;
Discriminar;
Perseguir;
Assediar;
Humilhar;
Isolar;
Aterrorizar;
Ameaçar.

Envolvem-se na situação de bullying:
Alvos da situação - os que sofrem bullying;

Alvos/autores - ora são alvos e ora são os que praticam;

Autores - são os que praticam o bullying;

Testemunhas - não participam como alvo ou autores, mas fazem parte do ambiente onde a situação acontece.

As testemunhas, por corvadia como fruto de ameaças, calam-se pelo temor quee também se tornarem alvos. Essa situação influencia grave e negativamente em seu desenvolvimento e capacidade de progressão enquanto aluno, profissional, cidadão.

ATENÇÃO ALUNOS!!!!

" Uma das coisas importantes da não violência é que não buscar destruir a pessoa, mas transformá-la." ( Martin Luther King ).

"Para tornar-se verdadeira força, a não viloência deve nascer do espírito." ( Mahatma Gandhi )

Nunca use a violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta porque isso ataca a opinião do outro. Nunca critique porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido. ( Mahatma Gandhi )."

PARA REFLETIR
" Sonha e serás livre de espírito ... luta e serás livre na vida." ( Che Guevara ).

DICAS DE FILMES
Lucas, um estranho no formigueiro, Warner Bros, 2006
Alvin e os esquilos, Fox Filmes, 2008
Alvin e os esquilos 2, Fax Filmes, 2009.
Projeto Agrinho.
youtoob

terça-feira, 20 de abril de 2010

ÉTICA COMO BASE DE BOA CONVIVÊNICA

" A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta." ( VALLS, 1993.p. 7 )

Dicas para o professor X aluno

Literatura:
NICOLELIS , Giselda L., Um dia em tuas mãos, FTD, 2003

MURRAY, Roseana, Manual da delicadez - de A a Z, FTD, 2001.

Situações - problemas para que os alunos, eticamente, tentem resolvê-las:
- Esqueci meu par de chinelos no campinho onde jogava bola com meus amigos. Quando percebi voltei correndo para buscá-lo, mas não estava mais lá. O que eu faço? Conto para meus pais ou invento alguma coisa?
- Todos os dias um colega meu, mais calado e menorzinho, sofre ameaças e até é agredido fisicamente por um geupo de alunos mais fortes e "poderosos". Se eu for ajudá-lo, com certeza eles virão atrás de mim. O que eu faço?
- Achei um boné maneiro caído no pátio. Dizem que " achado não é roubado", então, fico com ele ou será que entrego para a direção da escola?


segunda-feira, 19 de abril de 2010

PARA REFLETIR

" Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela."
John Kennedy

Hino de Goiás


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.            
O Hino do estado de Goiás (Brasil) foi introduzido em 1919 sendo posteriormente alterada novamente em 2001. O hino original de 1919, composto por Teófilo Ottoni da Fonseca, foi promulgado pela Lei estadual n. 650, de 30 de julho de 1919. Em 2001 o hino foi alterado por uma nova versão, de autoria de José Mendonça Teles e melodia de Joquim Jayme, sancionada pela Lei estadual nº 13.907 de 21 de setembro de 2001.

 Hino de Goiás -  Letra original

No coração do Brasil,

Domínio da primavera,

Se estende a terra goiana,

Que nos legou Anhanguera.                                       


O bandeirante, atrevido,

Desbravador do sertão,

em cada pedra abalada,

Deixou da audácia um padrão.


Em cada pico azulado,

No dorso da serra erguido,

Recorda a lenda encantada

De algum tesouro escondido.


Outrora a terra, esquecida,

Mas sempre augusta no porte,

Viveu a lei do destino,

Vergada aos lances da sorte.


Depois, volvida, alentada

Do grato influxo estafante

Do vil metal reluzente,

Tornou-se Estado possante.


E hoje, estante, orgulhosa,                                 

No labutar do progresso,

Riquezas , dons naturais

Ostenta em vasto recesso.                             


Este céu tão estrelado,

Este solo tão fecundo

Parecem provar destino

De ser o solar do mundo.

Este clima salutar,

Esta brisa embalsamada,

Noite e dia, são cantadas                                                

Nos trinos das passaradas.


Seus lindos bosques nativos,

Orlando campos e montes,

Ao sol ocultando c'a sombra,

A clara tinta das fontes.


Buritizais alinhados,

Quais batalhões da natura,                                                 

Ali defendem co'os leques,

Da chã leveza e frescura.


De sul a norte, afinal,

Da natureza no arquivo,

A fauna, a flora se enlaçam
Em doce amplexo festivo.


Este solo que pisamos

Hoje, em fraternal abraço,

É berço da liberdade,

Da Pátria Amada um pedaço.


Outrora fora o retiro

Dos filhos do Mucunana;

Mas hoje a terra, exaltada,

É a nossa Pátria Goiana.


Goianos, nobres, altivos,

Da liberdade alentados,

Jamais consentem que os touros

Da Pátria sejam pisados.

Cantemos todos, unidos,

Da liberdade a vitória.

Mais um padrão ajuntemos

Aos faustos da nossa história.


Salve plêiade cintilante

De patriotas goianos

Que em sulcos e bênçãos pátrias

Conquistam louros, ufanos.


Desperta além, mocidade,

A voz do grande ideal

De fazer Goiás fulgir

No vasto Brasil Central.


Viva o Brasil respeitado,

Como Nação Soberana.

Viva o progresso encetado

Na bela terra goiana.


 Hino atual

Santuário da Serra Dourada

Natureza dormindo no cio

Anhangüera, malícia e magia,                                                 
Bota fogo nas águas do rio.


Vermelho, de ouro assustado,

Foge o índio na sua canoa.

Anhangüera bateia o tempo:

—Levanta, arraial Vila Boa!


Terra Querida                                                                    

Fruto da vida,

Recanto da Paz.

Cantemos aos céus,

Regência de Deus,

Louvor, louvor a Goiás!

(BIS)


A cortina se abre nos olhos,
Outro tempo agora nos traz.

É Goiânia, sonho e esperança,

É Brasília pulsando em Goiás!


O cerrado, os campos e as matas,

A indústria, gado, cereais.

Nossos jovens tecendo o futuro,

Poesia maior de Goiás!


Terra Querida

Fruto da vida,

Recanto da Paz.

Cantemos aos céus,                                                    

Regência de Deus,

Louvor, louvor a Goiás!

(BIS)


A colheita nas mãos operárias,

Benze a terra, minérios e mais:

—O Araguaia dentro dos olhos,

eu me perco de amor por Goiás!


Terra Querida

Fruto da vida,

Recanto da Paz.

Cantemos aos céus,

Regência de Deus,

Louvor, louvor a Goiás!

(BIS)


Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_de_Goi%C3%A1s"




VOCÊ É UM BOM LEITOR? QUANTOS LIVROS JÁ LEU? VEJA ABAIXO RESUMOS DE LIVROS LIDOS PELOS ALUNOS DO 7º ANO - JADE

Da cabeça aos pés ( Marilda Castanha )

Tem gente de tudo quanto é tipo neste mundo. Uns têm boca de siri e sabem guardar segredo. Outros não, e são uns danados de uns línguas de trapo. E os que têm o olho maior que a barriga, será que têm lombriga?
Eis aqui uma história sobre essa gente que parece diferente, mas na verdade tem seu jeito de agir e vestir como todo mundo. Cada um com seu estilo.
Professora: Hilda Gouveia

Poemares - Sereias ( José de Castro )

A sereias são muito vaidosas, traçam os seus cabelos em uma estrela do mar e, quando elas penteam os seu cabelos, começam a cantar, e  o marinheiro hipinotizar, e quando o sol nasce acende por inteira.
Kelita Mariana - 7º ano - Jade

A feira anual de Sorotcbinski ( Nicole Gógol )

Num dia quente de verão, uma linda moça chamada Paraska viajava para a grande feira de Sorotcbinski, ela era má, vaidosa e avarenta, nessa feira existia de tudo que os camponeses queriam vender, em cima de um moro, ela ficava observando de tudo que ocorria lá, e lá de cima ela viu um jovem com rosto gentil e ela ficava olhando-o coms os faiscantes olhos negros.
Milena Moraes -7º ano - Jade

O mistério da Beringela ( Maria Heloísa Penteado )

Era uma beringela que só crescia a cada dia e a sua única diferença entre as outras era que crescia demais. E era maior de que 50 cm.
E quem vui-a crescer foi a aranha chamada Reneca e ela ficou muito espantada com isso.

Histórias de Índio ( Daniel Hunduruku ) - O menino que não sabia sonhar
Acabou de nascer um menino na aldeia, e pagé foi olhar e disse:
- Os espíritos me disseram que seu filho continuaria a nossa tradição, ele será o herdeiro e guardião da cultura que atravessou os séculos passados. E foi isso que aconteceu.
Vanessa Zanardi - 7º ano -  Jade

Cantarim de Cantará ( Sylvia Orthof )

Esse livro mostra que qualquer sentimento de alguém, fazem-se músicas.
Eduarda - 7º ano - Jade


A Bela Adormevida no Bosque ( Charles Perrault )

A história também parece ensinar que os doces laços de um casamento  fazem bem, mesmo que tardem um momento.
Maurício - 7º ano - Jade

O gato que falava sianês ( Marco Túlio Costa )

Esta história aconteceu a muito tempo, que um gato sianês roubou o sono de um  homem e ele foi no jardim caçar o gato sianês...

Everson - 7º ano - Jade


Francisco - Gabiroba - Tabajara - Tupã ( Ceslo Sisto )

A história fala que o Gabiroba era louco porque uma menina que falava  bom dia, e ele falava: Bom dia! Seu cara de cutia.
E ele sempre falava e saia correndo, sem dar tempo dela entender o que ele queria dizer...
E foi o espetáculo mais bonito que ela já viu. Quando ela pensou em duvidar, um passarinho fez um cocozinho na cabeça dele para  deixar de ser bobo de não acreditar.... agora é só lendo...

Luana Maiara - 7º - Jade

O Contador de Histórias

Antigamente tinha um rei que adorava ouvir os contadores de histórias, passava tempo ouvindo histórias...
Um dia ele disse a todo reino quem o  conseguisse fazer o rei dizer: " Basta.  Já ouvi o suficiente."
Receberia como recompensa vasta porção de terra e o título de Ras, ou seja de príncipe...

Maria Bárbara - 7º ano Jade


A Bailarina e outros Poemas ( Rosana Murray )
Amor a Primeira Vista
Amor a primeira vista
é alma trocando o corpo
feito pássaro de ninho
é sede repentina
sede da água do outro.
Jeverson Lopes - 7º ano - Jade


Gulliver ( Jonathan Sweuft )

Este livro fala sobre um rapaz que se chamava Gulliver,  que tinha vindo da Inglaterra navegando pelo mar. De repente o barco dele começou afundar e ele caiu em uma ilha. Logo encontrou vários homenzinhos com 6 polegadas. Ajudou-os bastante e depois de um tempo o barco de salvar vidas veio buscá-lo.

Kássia - 7º ano - Jade


Maria Mole ( André Neves )

Maria mole, mole, mole, mas não é mole não, Maria é uma menina que vivia triste porque todo mundo implicava com que ela queria. Maria se sentia cinza porque nenhuma pessoa fazia o gosto dela, até que, um dia Maria Mole ouviu um chorinho e foi procurá-lo, fazendo cóssegas em todo teu corpo, até que, a menina parou de chorar.

Cristina Sousa - 7º ano - Jade








domingo, 18 de abril de 2010

RESGATAR VALORES É ESSENCIAL

Dicas para o professor

Precisamos resgatar o que nos torna humanos: VALORES éticos, morais, sociais e humanos.
Sites
www.cincominutos.org/,resgate de valores humanos na escola
www.artigonal.com/desigualdades - sociais - artigos / valores - sociais - 461704.shtml

PARA REFLETIR

" O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem é um criador de valores que não existem e que faz existir."
Albert Einstein

sábado, 17 de abril de 2010

PARA REFLETIR

Dentre muitas, algumas dicas que costumam dar certo...
" ... em tudo que fazemos, mostramos se somos, e se queremos que o outro seja cidadão"

Em busca da cidadania precisamos desenvolver práticas planejadas, criar alternativas empreendedoras, para garantir os direitos sociais, erradicando a miséria, e contribuindo para um autoconhecimento e autoapergeiçoamento para um processo coletivo de transformação. Harmonia com o meio-ambiente e recuperação do humano. Processo contínuo de deslocamento local - global: sociedade, família, vizinhança, escola.
Projeto Agrinho - Água

ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

1. A criança deve ter condições para desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.


2- A criança tem o direito à educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas escolares.


" Só a participação cidadã é capaz de mudar o país."
Herbert de Souza

Roberto Carlos - Jovem Guarda


Jovem Guarda


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cantora Elizabeth da Jovem Guarda


Jovem Guarda

Vários compositores de outras áreas começaram então a se interessar pelos ritmos da Jovem Guarda, como Jorge Ben, que passou a freqüentar o programa, e os baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso, que, aconselhados pela cantora Maria Bethânia, incorporaram ao seu trabalho elementos do iê-iê-iê, como as guitarras que acompanhavam Domingo no parque e Alegria, alegria, no III FMPB, da TV Record, em 1967.



Segundo Erasmo Carlos, foi justamente a Tropicália – movimento que Gil e Caetano fundaram nesse período – uma das principais causas do esvaziamento da Jovem Guarda. "A Tropicália – diz ele – era uma Jovem Guarda com consciência das coisas, e nos deixou num branco total". Mas, antes de se extinguir totalmente no inicio de 1969, diluída pela superexposição ao consumo, pelo cansaço e esgotamento criativo de seus participantes e pelos prejuízos que levaram Magaldi, Maia & Prosperi a desistir dos esquemas comerciais, a Jovem Guarda deixou sua contribuição, alimentando vários programas semelhantes na televisão, como a Festa do Bolinha, de Jair de Taumaturgo, na TV-Rio carioca, e publicações especializadas, como a revista Reis do iê-iê-iê, sucessora do que a Revista do rock tinha sido para o rock’n’roll brasileiro na década de 1950. Além de projetar nacionalmente alguns de seus ídolos, o movimento foi em grande parte responsável pela posterior assimilação de instrumentos eletrônicos na musica brasileira de todas as tendências e pela fusão de informações estrangeiras e dados nacionais que caracterizou a produção musical na década de 1970.





No inicio da década seguinte, Léo Jaime, os Titãs, a Blitz e outros interpretes e grupos roqueiros retomaram a musicalidade simples e direta da Jovem Guarda, constituindo a Nova Jovem Guarda. Em 1995, remanescentes da Jovem Guarda se reuniram para comemorar os 30 anos do movimento, gravando uma caixa de cinco CDs para a Polygram, onde recriam os antigos sucessos, e fazendo uma serie de shows com êxito nacional: Wanderléia, Erasmo Carlos, Ronnie Von, Bobby de Carlo, Os Vips, Os Incríveis, Martinha, Leno e Lilian, Golden Boys e outros. Ainda em 1995, a Paradoxx lançou dois CDs com vários artistas da Jovem Guarda, mas gravados ao vivo, nos shows comemorativos; e, no ano seguinte, a revista Caras colocou no mercado uma coleção de seis CDs e fascículos, contando a historia da Jovem Guarda e com remasterizações das gravações originais.

Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira

Art Editora e PubliFolha

Skank - Pacato Cidadão


PARA REFLETIR



Responsabilidade, limites, disciplina são obrigações de pai dedicado, mãe amorosa e educador responsável. Tudo isso exercido com muito carinho, firmeza, habilidade e clareza para que cada criança ou adolescente entenda e respeite os limites do outro.
Estudo, comida, família, bons tratos, respeito e amor são direitos adquiridos e importantes que não devem ser violados jamais e que todos, pais, educadores e comunidadea devem defender ardorosamente.

" O conhecimento nos faz resposánveis". Che Guevara.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Relato de Viagem

Minas e sua paisagem natural

Lembro-me de quando a Minas Gerais onde  fui visitar,
 era tudo tão lindo que não pude evitar,
 a fantasia da paisagem era de arrasar.

A vegetação, os animais e a movimentação,
era verde, azul, amarelo da cor do Brasil.

Senti uma grande emoção,
estado maravilhoso,
 Minas Gerais do meu coração.

Quero repetir, quero rever,
è um lugar que não sai da minha mente,
 valeu a pena a escola ter nos levado.                                 
Aos escravos fomos recordar,
 na parte mais longe de Minas,
 eles estavam a presenciar.

Lá dentro do túnel construído por eles fomos visitar,
 queria ter chegado a tempo aí eles a salvar.

Esse foi meu pensamento para aqueles de sofrimento,
mas deram à eles ouvidos ao meu argumento.

Fomos saindo entregando alguns apetrechos como
touca, botas e luvas para pegarmos alguns monumentos e esculturas.

Lá estávamos nós,
nas igrejas vendo artes: fotos e histórias dramáticas.

Partimos dali para o meio de uma praça que era bonita e grande.

O museu das moedas estava a cobiçar,
uma mais linda do que a outra.

Na maria fumaça foi divertido,
vimos grandes cachoeiras e o barulho do trilho.

Passamos em túneis escuros,
onde todo mundo dava um tremendo grito.

E por fim ouvimos o barulho da chegada,

onde fiquei tão desanimada,
na melhor parte da viagem,
anunciam a nossa chegada.

Mas apesar de tudo foi uma viagem super - empolgada.

Ouro Preto - MG
Juliana - 9º Esmeralda

                  

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Naquele Tempo....

Parque Aquático
Se me lembro bem foi quando eu e meus amigos fomos para o Parque Aquático no dia 12/10/09, no dia das crianças, fomos com a escola, naquele tempo eu tinha muitos amigos e amigas pra lá de especiais.
Nós éramos amigos super unidas, eu Patrícia, Michele, Maiquel, Jean, Fernando e Fábio, todos nós nos damos as mãos e descemos no toboágua, uma rampa enorme em alta velociade, nos divertimos bastantes. Caímos uns sobre os outos... foi um dia muito especial e marcante para mim, pois todos eram legais demais.
Na volta para a escola, ficávamos cantando até chegar lá.
Hoje continuo na escola e todos esses meus amigos tiveram que sair, pois alguns mudaram de escola e outros de ciade.
Sei que amo todos eles, nunca vou esquecê-los...
Amúúh esse povo


Janaína - 9º ano Esmeralda

TEXTO DESCRITIVO - em movimento

Os Animais

Arrumei as minhas coisas e fui para o zoológico, dentro do carro estava eu com uma câmera de filmar.
No caminho fui filmando tudo o que eu via, os macacos observadores não ficaram quietos, pulavam de um lado para o outro, corria, gritava e subiam na cerca.
Eu somente observava ...  até que um dos macacos subiu em cima do carro e batia  as suas mãos e pés até pegar o saquinho de amendoim da minha mão.
Os pavões são lindos, ainda mais quando eles abrem as suas penas e ficavam-se mitidando, rodando em círculos e balaçando suas penas coloridas.
Os leões ficavam rugindo sem parar balançando os seus rabos, abrindo a sua boca e andando como se tivesse cuidando do seu territótio.
Os pássaros cantarolavam sem parar como se estivessem chamando seus filhotes.

Raniely - 9º ano Esmeralda

Minhas Lembranças

Alguns anos atrás na cidade de Finix moravam uma casa velha de madeira uma garota de nome Alice, ela morava com sua avó Helena.
Um dia Alice que gostava muito de inventar e descobrir coisas foi brincar no jardim, encontrou uma frutinha azul de bolinas brancas como estava perto do almoço e já faminta, comeu uma; sentiu-se como se estivesse encolhendo e ficou parada com a cara de assustada. Quando se deu conta do que estava acontecendo percebeu que estava pequena do tamanho do nosso dedo mindinho.
Alice achou uma maravilha, as folhas eram enorme e verdes, as borboletas lindas e elegantes sempre sobrevoando as flores coloridas feito o arco-íris, sem falar nas formigas, sempre juntas carregando seus alimentos para o formigueiro.
Alice foi andando feito uma barata tonta por aquele lugar misterioso, de repente um zangão veio voando muito rápido em sua direção, agarrou-a pelo braço e eles foram voando sobre aquelas flores.

Kyanne - 9º ano - Esmeralda



terça-feira, 13 de abril de 2010

TEXTO DE FICÇÃO

Arma - X
No futuro os homens estão em guerra com alienígenas do planeta Marte, um planeta que eles exploram por muito tempo, mas nada acharam, porque os marcianos viviam dentro do centro dele.
Mas como eles tinham mais poderes de fogo e eram muito mais inteligentes, estavam dominando o mundo, mas os cientistas estavam fazendo a arma - x, uma arma tão poderosa que ninguém a teria, seu nome era Logan. Um homem normal, até virar um cobaia e ter seus ossos todos feitos de aço inquebrável. Mas seu irmão não contente com o poder, virou cobaia dos aliens, tendo uma armadura resistente para aguentar uma bala de tanque ou um míssel.         
Os dois lutaram por 2 anos seguidos,  até que  a arma - x mostra que os humanos também são inteligentes, quebrando a armadura  e destruindo os marcianos, mas um sobrevivente saiu  fora do planeta Terra para Marte, alguns anos depois retornou com gigante feito de uma lama gosmenta, radioativa, que só poderia ser derrotado com uma pedra, pouca conhecida chamada Lítius Poro, muito brilhante e da cor amarela, a arma - xy, uma arma mais desenvolvida partiu em busca dessa pedra por toda a Terra até achá-la, no Amazonas, num templo antigo, protegido por 5 cobras enormes de 20 ou 25 m cada uma.
A luta foi difícil, mas a arma -  xy venceu agora, só faltava pegar a pedra, mas o gigante de lama apareceu e pegou a única salvação e dá para os cientistas. Foi quando a arma - xy pegou a pedra, jogou-a dentro da boca do gigante e ele virou uma grande estátua de barro, com lama radioativa e derrubando o último marciano.
O presidente do Brasil Jackson Bruno entregou a medalha de honra ao mérito, a arma - x e a arma - xy...









Autor: José Antônio - aluno - 9º Esmeralda.

MEMÓRIAS LITERÁRIAS



A LEMBRANÇA DE UM MUNDO ANTIGO
Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda civil sorria, passavam bicicletas,
a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo
em redor de Clara.

As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim,
pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!
Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do Mundo.