Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

terça-feira, 27 de abril de 2010

PARA COMPARTILHARMOS

O que fazer com o lixo?
Esta a pergunta que não quer calar. Todos nós sabemos que é preciso tratar o lixo de forma diferente, mas, muitas vezes não sabemos como. Vejamos algumas ideias no artigo abaixo:

MANUAL DA RECICLAGEM
Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer comceçar a separar o lixo:
Lâmpadas
O que fazer?
Separar as fluoirescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no Meio Ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.

Baterias
O que fazer?
Reciclam-se as de tefefones sem fio, filmadoras, celulares e inclusive as pilhas. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.
Por Monica Weinberg Revista Veja - 05/09/2007

Nota: estudos mais recentes indicam a necessidade de separar do lixo comum toda e qualquer pilha também, pois, o acúmulo dos metais pesados contidos ao longo dos anos será desastroso para o Meio Ambiente.

CURIOSIDADE:
O óleo de cozinha é um  dos alimentos mais prejudiciais ao Meio Ambiente. Quando despejado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. 1 litro de óleo de cozinha polui um milhão de litros de água.
O óleo deve ser colocado em garrafas PET bem vedadas e entregue a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem ( veja no site http://www.cempre.org.br/ ), para que sejam encaminhados para: fábricas de sabão e produção de biodiesel.

PARA REFLETIR
a) Convide seus alunos a coletarem em casa e na vizinhança, lixo que possa ser reciclado. Com este material confeccionem brinquedos ou objetos de decoração que serão expostos e vendidos numa feirinha escolarLuxo do Lixo a preços simbólicos. O dinheiro arrecadado deverá ser utilizado noutra ação de preservação ambiental na escola, decidida em comum acordo.

b) Marque um dia para que alunos, professores e comunidade promovam um mutirão de coleta de lixo em áreas verdes da localidade. Enriqueça o evento com  apresentações artísticas e / ou uma refeição comunitária, onde cada um leve um pouco dos alimentos ou ingredientes previamente combinados.

c) Discuta com os alunos que ações relativas ao lixo e sua reciclagem podem se feitas na escola diariamente e confeccione um painel com estas decisões a ser afixado em local visível a todos.           
Agrinho                                                                                                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário