Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

segunda-feira, 26 de abril de 2010

RESENHA DAS OBRAS DE MEMÓRIAS

Meu reino por um cavalo
Muito longe, num país bem longe, tinha um reino com o pai, a mãe e o principezinho que se chamava Ricardo, saía para longas aventuras, viajando, percorrendo o mundo com seus cavalos. e quando chegava era uma festa, o qual ia mais elegante com sua armadura brilhante, tinha bandeira para todo lado. E Ricardo queria muito crescer, ter mais idade, queria ter um cavalo de verdade, ficava brincando com um cabo de vassoura  de galopar. E lá muito longe uma menina pedindo socorro, se o principezinho podia ajudá-los , mas ele não tinha cavalo, mas sem saber falou algumas palavras mágicas e começaram aparecer cavalos por todo lado, viu um cavalo preto e realizou o desejo de ter um cavalo, o rei vendo aquilo deu uma armadura para ele e ficou todo feliz.

Ana Maria com domínio da linguagem verbal, constroi textos que discutem o poder das diferenças culturais, a discriminação. E  também os medos, as fraquezas e a força de cada ser humano. Tudo isso com humor, poesia e sensibilidade, que fascinam os jovens leitores.
Ana Maria Machado é carioca, a professora universitária e jornalista, tendo publicado mais de cem livros para crianças e jovens no Brasil,  Japão,  Noruega, em mais de vinte países. Em 2000, recebeu o prêmio internacional A. C. A, o mais importante na literatura pra crianças. Em 2003, tornou-se importante sendo eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Machado, Ana Maria.
Meu reino por um cavalo ( Ana Maria Machado ); ilustrações - Davi Santana Maurício Paraguaçu. S. P: Global, 2004. ISBN - 85 - 260 - 0893-5
I - Literatura Infantil Juvenil I , Santana Davi II Paraguaçu, Maurício III´.

Texto resumido por Jackson Bruno - 9º ano Esmeralda.

Eu sou isso
O livro conta a história de um menino chamado Bernardo, de segunda a sexta-feira ele vai estudar na creche. Bernardo só tem apenas 4 anos de idade, num belo dia de quarta - feira a professora de Bernardo pede um trabalho para a sala toda, e o tem é" O que é corpo humano", chegando em casa ele pergunta para seu pai, o que é corpo humano, e seu pai responde, tem dois braços, duas pernas, dois pés, duas cabeças, e Bernardo interrompa... pai é só uma cabeça, minutos depois Bernardo termina o trabalho e vai tomar banho e cada parte do seu corpo que ele vai lavando e fala, lavei os braços, lavei as pernas, os pés... e grita a mãe dizendo que ele é o corpo humano.
A narrativa mostra a Bernardo o que é corpo humano, e no final da história Bernardo fica sabendo que ele é o coprpo humano, as ilustrações mostram e fazem parte do modo como a autora conta a história.
Vivina de Assis, mineira de Morro de Ferro, tem vários livros publicados, três deles na Editora Lê: Eu sou isso? Meu dente caisu! e Suando frio, suas obras têm retratado principalmente o indivíduo - criança e adulto - que, seja quando e onde for procurar seu próprio espaço.
Assis,Vivina - Eu sou isso- BH
Texto produzido pelo o aluno Maykon Henrique - 9º ano Esmeralda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário