Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

CALENDÁRIO - ABRIL - 2010

  • Jogos Estudantis ( JEC );
  • Páscoa ( cultural e festivo );
  • Dia do Índio ( 19/04 ) e Tiradentes ( 21/04 );
  • Conselho de Classe ( 15 e 16/04 );
  • Início do Projeto Agrinho;
  • Dia do Livro.
Esportes
Neste ano de 2010 nós estamos nos preprando para irmos participar das olímpiadas estudantis.
Haverão diferentes modalidades como: futsal, atletismo, tênis de mesa, natação, tênis tradicional e vários outros.
Os alunos das escola Flores do Cerrado, desde algum tempo atrás, vêm se preparando para tentar conquistar medalhas, para o Município de Chapadão do Céu.
O atletismo divide em várias modalidades, vamos citar uma delas, como o salto em distância e conhecemos as regras: você tem três tentativas para conseguir realizar e bater o record, e quem atingir a maior distancia no salto vence a competição.
O Tênis de mesa também é um esporte praticado aqui,  na escola.
Vamos citar suas regras. A partida é realizada individualmente duplas. A bola tem que cruzar o lado do adversário e vice-versa.
Já a natação vem nos glorificar todas as terças feiras no período vespertino.
Isso nos ajuda a fortalecer os músculos, e desenvolver mais o conhecimento sobre o esporte praticado.
Os jogos estudantis acontecem com escolas, que vão para outras cidades competir com outros participantes.
Fazem atividades educativas como:
- Futsal;
- Tênis;
- Natação;
- Atletismo;
Entre outros...
Alunos: Fernando, Alison, Viltor e Claudemir - 7º ano - Jade

Dia do livro
O dia do livro na escola é todo dia, com bastante leitura com o projeto montado pela coordenadora Beren ice " Parada a Leitura", que toda semana tira-se 20 minutos com leitura silenciosa, desde os alunos até as faxineiras da escola. Que tem até agora dado certo.
A leitura é muito importante para aprender e é ncessária à nossa vida a todo instante, precisamos ler para o nosso bem.    
Na escola Flores do Cerrado estamos participando do projeto Parada a Ler, com objetivo de conscientizar as pessoas que ler faz bem a saúde, precisamos ler com atenção, pois ajuda nos testes, provas e avaliações entre outros.
Texto elaborado pela equipe de alunos: Thalia, Milena, Kélita e Vanessa - 7º ano - Jade

Os índios com 500 anos
" O Brasil abriga brasileiros que ainda não foram descobertos. Mantiveram-se afastados de todas as transformações que aconteceram no país e no mundo e não tem nenhuma relação com outros grupos indígenas (...) não falam português nunca viram televisão, carro ou bicicleta dos 210 povos indígenas que sobreviveram no Brasil, 55 vivem isolados da civilização desde a época da colonização. Sabe-se de sua existência através dos vestígios que deixam na mata, de informações de comunidades ribeirinhas e de imagens aéreas de suas malocas"
Texto elaborado pela equipe de alunos - 7º ano - Jade


Tiradentes - Joaquim José da Silva Xavier - enforcado no dia 21 de abril

 Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, foi o líder de um importante movimento, conhecido como Inconfidência Mineira, que, no século 18, tentou tornar o Brasil independente de Portugal.
Ele nasceu em Minas Gerais em 1746. Foi tropeiro, mascate e dentista (por isso, Tirandentes). Mais tarde, ingressou na carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.

Foi durante esse tempo que Joaquim José teve contato com as ideias iluministas - as mesmas que inspiraram movimentos de libertação, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

Entusiasmado, se juntou a um grupo de escritores, militares e religiosos que tinha em comum a vontade de libertar o Brasil do domínio português e transformá-lo em uma república. Todos estavam insatisfeitos com a decisão da Coroa de aumentar a rigidez no controle fiscal da colônia.
Após muitas reuniões, eles acertaram detalhes das ações que realizariam, mas antes que se concretizassem, veio um golpe: um dos integrantes do grupo, Joaquim Silvério dos Reis, traiu o movimento em troca do perdão de suas dívidas com a Coroa.
Onze pessoas foram presas e condenadas à morte, mas apenas Tiradentes, talvez por sua baixa condição social, não conseguiu converter à pena de morte em exílio em colônias portuguesas na África.

Em 21 de abril de 1792, em um sábado ensolarado, Tiradentes foi conduzido à praça onde foi enforcado. Joaquim José teve sua cabeça cortada e o resto do corpo dividido em quatro partes que foram expostas no caminho entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais como forma de intimidar futuros levantes.




A atitude do governo não surtiu efeito por muito tempo já que a Inconfidência Mineira desencadeou uma série de revoltas com objetivos separatistas ao redor do Brasil pouco mais de três décadas depois.



Fabiana Maranhão
Especial para o JC Online