Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

CIDADANIA NA ESCOLA


Escola Construindo Cidadãos

Neste ano de 2010 com o projeto do Agrinho no Estado de Goiás, toda escola deverá trabalhar Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Segundo Lakatos ( 1999 ) a escola deve prorizar a ideia de liberdade, democracia e cidadania. É contraditório ensinar a democracia quando práticas de dirigentes e professores sejam baseadas no autorutarismo, onde o aluno apenas segue regras, sem direito a opinar e decidir.
É preciso que o ambiente escolar tenha um caráter democrático e participativo, que reconheça e respeite os interesses e perspectivas particulares.
Participação é um dos cinco princípios da democracia. Segundo o sociólogo Herbert de Souza ( 2005 ) sem ela, não é possível transformar em realidade, em parte da história humana, nenhum dos outros pricípios: igualdade, liberdade, diversidade e solidariedade. " Só a participação cidadã muda um país".
A gestão participativa no âmbito escolar propicia a construção de sociedades melhores - humana, social, econômica e ambientalmente. Só conseguiremos repassar este conceito aos nossos alunos, permitindo que o experimentem, o vivenciam dentro da escola. Desta forma ampliam-se os horizontes da qualidade de vida. É assim que se educa e se constroi verdadeiros cidadãos.
E é dentro dessa perspectiva democrática que o professor passa a ser modelo para os alunos e alvo de críticas e reflexões sobre seus próprios atos e conceitos. Sendo assim o professor passa a educador e orientador na formação de caráter de seus educandos, HURTADO ( 1983,pg77 ) ....
Postado por Maravilhas na  Educação.