Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

domingo, 23 de maio de 2010

ZACATECAS: MÉXICO - PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - 1993



Fonte: MSN

Em 1993, a Unesco outorgou a Zacatecas o título de Cidade Patrimônio da Humanidade por sua planta urbana, sua riqueza arquitetônica e sua história.

Um bom ponto para começar a visita turística é subir no teleférico e desfrutar das vistas aéreas da cidade, antes de adentrar por suas ruas e visitar, por exemplo, sua catedral, cuja fachada é considerada uma obra prima do exuberante barroco mexicano.



Seguindo sua arquitetura religiosa, destaca-se o templo de San Francisco, construído no século XVI pela ordem franciscana e que devido aos incêndios e desmoronamentos sofridos conserva um aspecto de ruínas que lhe dá um encantamento especial.

Suas poucas paredes de pé abrigam hoje o Museu Rafael Coronel no qual, entre outras coisas, pode ver-se a maior coleção de máscaras do mundo.


Paula Escalada Medrano, 21/5/2010 12:47Zacatecas: o México além do sol e da praia

Zacatecas: o México além do sol e da praia

Durante este 6º Festival Internacional de Teatro de Rua realizado na capital do estado, se apresentou o grupo Laboratorio de la Máscara

O Santuário do Patrocinio é outro lugar de visita obrigatória, especialmente por causa das vistas panorâmicas observadas da cidade já que é construído sobre a colina de La Bufa.

Como mostra da arquitetura civil destaca-se a Praça de Armas, onde se encontra o Palácio de Governo, prédio barroco do século XVII que abriga em seu interior um mural do artista local Antonio Pinto que conta a história de Zacatecas.


Paula Escalada Medrano, 21/5/2010 12:47Zacatecas: o México além do sol e da praia.
Zacatecas: o México além do sol e da praia

Apresentação durante o 7° Festival Internacional de Teatro de Rua, na Praça de Armas desta capital. Foto: Carlos Segura

Um dos dias mais importantes do ano para Zacatecas é um domingo de agosto, quando se celebra a festa das Morismas, a encenação das batalhas entre mouros e cristãos típicas da Espanha.

Esta tradição foi usada pelos franciscanos de Valência e nela participam cerca de 12 mil pessoas, que durante três dias representam as batalhas em uma colina, vestidos com trajes variados, 'mexicanizando' a festa.


O grupo catalão "Deabru Beltzak" apresenta sua obra itinerante, fazendo uso de ritmos africanos e atitudes ameaçadoras em direção ao público

A cidade de Zacatecas também é famosa para a história do país, já que foi palco de uma histórica, mas sangrenta, vitória dos revolucionários mexicanos, quando em 1914 as tropas de Pancho Villa tomaram a colina de La Bufa.


Paula Escalada Medrano, 21/5/2010 12:47Zacatecas: o México além do sol e da praia.
Zacatecas: o México além do sol e da praia

O trio Bandera percorre as ruas do centro histórico convidando as pessoas para participar dos diversos eventos do Festival Cultural de Zacatecas

Embora represente um grande sucesso para a Revolução, esta batalha causou fortes baixas em Zacatecas: seus habitantes passaram de 60 mil para 14 mil e sua indústria ficou arrasada.

Os cidadãos começaram então a emigrar para o resto das cidades do México e dos Estados Unidos, onde hoje há tantos zacatecanos, 1,4 milhão, quanto em todo o estado.

De fato, grande parte da economia se sustenta pelas remessas que os estrangeiros enviam para suas famílias, US$ 1,2 milhão.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário