Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

sábado, 29 de maio de 2010

A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO



Realizada desde 1930, a maior competição do futebol mundial vai tomar conta do país a partir de junho. Conheça a história do torneio e a participação do Brasil no campeonato

Mais sobre futebol

ESPECIAL

Copa do Mundo na África do Sul

REPORTAGENS

Futebol: um jogo de cooperação e respeito

Bate-bola sobre a Copa do Mundo na escola

Como acontece a escolha do país-sede da Copa do Mundo?

As lições do ex-técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari

Esportes, como futebol, podem ser usados para ensinar Matemática?
JOGO

Labirinto da Tabuada: desafio com as propriedades da multiplicação

PLANOS DE AULA


O futebol como forma de expressão de grupos sociais

Futebol rende boas aulas de geometria e de probabilidades

A febre do futebol em questões com regra de três

A Copa do Mundo e o conceito de nacionalismo

Paixão nacional, o futebol não deve ficar restrito às quadras e ao horário do recreio durante a competição. Passados 80 anos desde o primeiro campeonato, não faltam histórias sobre o torneio vencido cinco vezes pelo Brasil.

1905

A Fifa, Federação Internacional de Futebol, propôs a competição. No entanto, a ideia não despertou o interesse de nenhum país. Uma nova tentativa foi feita nove anos depois, mas nem desta vez o campeonato mundial emplacou, por causa da Primeira Guerra Mundial, que estava começando e se estenderia por quatro anos.

1930

A primeira Copa do Mundo aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Quatro países europeus e nove sul-americanos participaram da competição, vencida pelo dono da casa. Na final, a seleção uruguaia derrotou a argentina pelo placar de 4 a 2. Nesse primeiro mundial a participação do Brasil foi um grande fiasco. Nossa seleção não passou da primeira fase.

1934

Na Copa realizada na Itália, o Brasil teve o mesmo fraco desempenho.

1938

O Brasil fez uma boa campanha na França e, pela primeira vez, o torneio mobilizou o país, que torcia acompanhando os jogos pelo rádio.

1950

Por causa da Segunda Guerra Mundial, a competição ficou suspensa por 12 anos. Os países europeus ainda sofriam os efeitos do conflito e o Brasil foi a sede do evento. Jogando em casa, nossa equipe fez ótima campanha e chegou à final contra o Uruguai precisando apenas de um empate. Mas, em pleno Maracanã, diante de 200 mil torcedores, a seleção canarinho fracassou.

1958

Presente em todas as copas, o Brasil ganhou seu primeiro título na Suécia. Foram convocados Pelé, Garrincha e até Zagallo, antigo técnico da seleção.
1962

A seleção brasileira conquistou o bicampeonato no Chile.

1970

No México, veio o tri para a seleção brasileira.
1994

Depois de 24 anos de jejum, nosso time levantou a taça pelo tetracampeonato após uma emocionante disputa de pênaltis contra a Itália, nos Estados Unidos.

1998

O Brasil chegou à final, mas perdeu para a França, pais-sede do torneio.

2002

Na Copa realizada no Japão e na Coreia do Sul, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o time saiu invicto da competição, conquistando o pentacampeonato.

2006

Na Copa da Alemanha, a campanha brasileira deixou a população frustrada. A seleção perdeu novamente para a França, dessa vez nas quartas-de-final.

2010

O Brasil joga em busca do hexacampeonato na África do Sul, primeiro país africano a sediar a competição.
Fonte: Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário