Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

domingo, 2 de maio de 2010

UNIDADE 03 - 8º AMETISTA

A Nutrição: Transporte e Circulação do Sangue
Sistema cardiovascular:
O sistema cardiovascular ou aparelho cardiovascular ou aparelho circulatório funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sangüíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas, para desempenho das funções que devem cumprir, em face das diversas exigências funcionais a que o organismo está sujeito.
Ao desempenhar sua função, o aparelho cardiovascular está organizado morfológica e funcionalmente:
- para gerar e manter uma diferença de pressão interna ao longo do seu circuito;
- para conduzir e distribuir continuamente o volume sangüíneo aos tecidos do organismo;
- para promover a troca de gases (principalmente oxigênio e gás carbônico), nutrientes e substâncias entre o compartimento vascular e as células teciduais;
- para coletar o volume sangüíneo proveniente dos tecidos e retorná-lo ao coração.
Assim, o sistema cardiovascular compõe-se das seguintes estruturas:
a) coração;
b) vasos arteriais (sistema vascular arterial);
c) sistema tubular trocador (microcirculação);
d) vasos venosos (sistema vascular venoso);
e) vasos linfáticos (sistema vascular linfático).
O conjunto dos sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo é denominado grande circulação, ou circulação sistêmica. A grande circulação conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do coração (Ventríulo Esquerdo), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gás carbônico para o lado direito do coração (Átrio Direito).
Os sistemas arterial e venoso do pulmão constituem a pequena circulação, ou circulação pulmonar. A pequena circulação é a que conduz o sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do coração (Ventrículo Direito) até aos pulmões, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração (Átrio Esquerdo).




Sangue e seus componentes:


O coração e suas cavidades:
" O coração, que sempre associamos às grande emoções, é o órgão central da circulação sanguínea. O Coração funciona como uma potente bomba que distribui o sangue pelos muitos órgãos do corpo". A circulação:
O Coração é o órgão bombeador de sangue para todo o corpo. Está situado dentro da Caixa Torácica entre os dois pulmões. Tem um forma cónica invertida, cujo vértice se encontra ligeiramente inclinado para a esquerda. Tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado.

MORFOLOGIA

O interior do coração está dividido em quatro cavidade: duas aurículas e dois ventrículo.
As aurículas são cavidades mais pequenas do que os ventrículos e de paredes menos espessas.
As duas válvulas aurículo-ventriculares são nomeadas de acordo com a forma que possuem. Assim a válvula do lado esquerdo é chamada mitral ou bicúspide e a do lado direito tricúspide.
Qualquer das válvulas aurículo-ventriculares só se abre no sentido aurícula-ventrículo, fechando-se no sentido inverso, de forma a evitar que o sangue volte para trás.
A metade direita do coração encontra-se dividida da metade esquerda através de um septo.
O coração é constituído por três camadas distintas: pericárdio, miocárdio e endocárdio.
Pericádio - Conjunto de membranas que envolve externamente o coração, evitando que os seus batimentos provoquem atrito nos outros órgãos.
Miocárdio - É o poderoso músculo do coração. Encontra-se mais desenvolvido na zona dos ventrículos, especialmente no ventrículo esquerdo.
Endocárdio - É a membrana que forra internamente as cavidades cardíacas.
Observando o exterior do coração detecta-se facilmente a superfície correspondente aos ventrículos, passando as aurículas despercebida. Detecta-se também uma vasta rede de vasos sanguíneos de diferentes diâmetros:
Veias cavas - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula direita, levando até ela sangue venoso. Existem as veias cavas inferiores e veias cavas superiores.
Veias pulmonares - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula esquerda, levando até ela sangue arterial.
Artéria pulmonar - É um vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito, transportando sangue venoso. No seu início, à saída do ventrículo encontra-se a válvulas semilunares, impedindo que o sangue volte para trás.
Artéria Aorta - É um vaso sanguíneo de grande diâmetro, que sai do ventrículo esquerdo, transportando sangue arterial. No seu início podemos encontrar também encontrar válvulas semilunares.


O sistema linfático


Além do sistema cardiovascular (circulatório) para a circulação do sangue, o corpo humano possui outro sistema de fluxo de líquido: o sistema linfático.
O sistema linfático compreende o conjunto formado pela linfa, pelos vasos linfáticos e órgãos como os linfonodos, o baço, o timo e as tonsilas palatinas. A linfa é um líquido claro, ligeiramente amarelado, que flui lentamente em nosso corpo através dos vasos linfáticos. Parte do plasma sanguíneo extravasa continuamente dos vasos capilares, formando um material líquido entre as células dos diversos tecidos do organismo – o líquido intercelular ou intersticial.

Uma parte desse líquido intercelular retorna aos capilares sanguíneos, carregando gás carbônico e resíduos diversos. Outra parte – a linfa – é recolhida pelos capilares linfáticos. Os capilares linfáticos transportam a linfa até vasos de maior calibre, chamados vasos linfáticos. Esses vasos semelhantes às veias, por sua vez, desembocam em grandes veias, onde a linfa é liberada, misturando-se com o sangue. Ao longo do seu trajeto, os vasos linfáticos passam pelo interior de pequenos órgãos globulares, chamados linfonodos. Os vasos linfáticos passam ainda por certos órgãos, como as tonsilas palatinas (amídalas) e o baço.
O sistema linfático não possui um órgão equivalente ao coração. A linfa, portanto, não é bombeada como no caso do sangue. Mesmo assim se desloca, pois as contrações musculares comprimem os vasos linfáticos, provocando o fluxo da linfa.
Os vasos linfáticos possuem válvulas que impedem o refluxo (retorno) da linfa em seu interior: assim, ela circula pelo vaso linfático num único sentido. O sistema linfático auxilia o sistema cardiovascular na remoção de resíduos, na coleta e na distribuição de ácidos graxos e gliceróis absorvidos no intestino delgado e contribui para a defesa do organismo, produzindo certos leucócitos, como os linfócitos.

O sistema imunitário:
Todavia, às vezes, os patógenos conseguem ultrapassar estas barreiras e penetrar em nosso organismo. Nesse caso, há ainda uma segunda linha de defesa: O sistema imunitário.
O sistema imunitário é constituído de órgãos, glândulas e leucócitos (as células brancas do sangue), responsáveis por combater agentes patogênicos como bactérias, vírus, protozoários, fungos, vermes, substâncias tóxicas e etc.
Os órgãos do sistema imunitário são basicamente os mesmos órgãos e estruturas do sistema linfático, dentre os quais estão as tonsilas, o apêndice, o timo e o baço. Podem ser divididos em:
◦Órgãos linfóides primários: Onde ocorre a formação e maturação dos linfócitos. Ex: Medula óssea vermelha e timo, onde amadurecem os linfócitos B e T, respectivamente. Após sua formação, os linfócitos migram e se instalam nos órgãos linfóides secundários.
◦Órgãos linfóides secundários: São os órgãos que possuem linfócitos capazes de se multiplicar e eliminar antígenos e patógenos. Ex: Linfonodos, baço, tonsilas, apêndice e a própria medula óssea vermelha também.
Retirada de: http://pwp.netcabo.pt/sistema.imune/sistema_imunitario.htm


As células do sistema imunitário são os leucócitos, que podem ser divididos em 2 tipos básicos:

Fagócitos: Células capazes de englobar e destruir partículas, como uma bactéria, com o uso de pseudópodes. Responsáveis pela resposta imune inata, ou seja, não específica: O fagócito irá fagocitar vários tipos de partículas, e não um tipo específico. A intensidade deste tipo de resposta não se altera após repetidas exposições ao agente patogênico.

◦Monócitos (no sangue) / Macrófagos (dentre os tecidos, forma madura dos monócitos).


◦Neutrófilos.


◦Eosinófilos.


◦*Os dois nomes acima se referem ao comportamento de seus grânulos citoplasmáticos quando sofrem preparação para a microscopia óptica com o uso de corantes ácidos ou básicos.

Linfócitos: Células responsáveis pelo reconhecimento e combate de agentes patogênicos específicos. Responsáveis pelas respostas imunes adaptativas, ou seja, específicas para um determinado tipo de patógeno, e cuja intensidade é alterada após repetidas exposições a ele. Os linfócitos reconhecem os antígenos nos patógenos.

Antes de vermos quais são os tipos de linfócitos, é importante definir dois conceitos:

◦Antígeno: Qualquer molécula, geralmente exógena (que inclusive pode estar presente na superfície de bactérias, vírus e etc.), capaz de ser reconhecida pelo sistema imunitário, mais especificamente por moléculas de defesa chamadas anticorpos, e promover a produção de mais anticorpos contra si.

◦Anticorpo (Imunoglobulinas): Proteínas capazes de reconhecer e se ligar aos antígenos de forma específica, promovendo uma resposta imune. Por exemplo, um anticorpo, ao se ligar a um antígeno, pode ser reconhecido por uma célula fagocítica, que por sua vez, irá englobar e destruir o conjunto antígeno-anticorpo. Podem ser de 5 tipos: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE, Cada uma apresentando um conjunto distinto de funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário