Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ATENÇÃO - 6º ANO - AVALIAÇÕES MENSAIS - Unidade 03 - Projeto Araribá

O Solo

O solo é formado por vários tipos de minerais e do húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo).

Solo é o manto que cobre a terra. É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial e marítima. Os seres vivos, junto com o vento e as águas, são seus agentes de formação e de modificação.

Este é constituído por substancias sólidas, liquidas e ar. As substâncias sólidas são formadas por partículas minerais originadas da desintegração e decomposição das rochas, e partículas orgânicas, formada por restos de seres vivos ou produtos eliminados por estes. Já a água é o meio onde os minerais do solo estão dissolvidos. O ar ocupa o espaço entre as partículas permitindo a respiração dos microrganismos e das raízes das plantas.
O solo é o resultado de algumas mudanças que ocorrem nas rochas. Estas mudanças são bem lentas, sendo que condições climáticas e presença de seres vivos são os principais responsáveis pelas transformações que ocorrem na rocha até a formação do solo.

A parte terrestre do planeta (que é formada pelos continentes) ocupa cerca de 30% da superfície terrestre. Os seis continentes do planeta são (em ordem decrescente de tamanho): Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania. Os continentes, assim com os oceanos, estão na litosfera que é a crosta terrestre mais a camada superior do manto que constitui o planeta.

Dependendo da composição do material da rocha de origem e da ação exercida pelo clima e pelos organismos sobre este material formam-se solos com características diferentes: uns mais férteis (mais ricos em nutrientes) outros mais pobres em nutrientes. O tamanho e a natureza dos minerais que compõem o solo determinam características importantes. Um solo muito rico em areia que se apresenta na forma de grãos relativamente grandes, não consegue reter a água por muito tempo. A água se infiltra rapidamente pelos espaços existentes entre os grãos de areia, indo se acumular nas camadas mais profundas. Como retém pouca água e secam com muita facilidade, dificultam o crescimento de plantas. São chamados solos arenosos.


 
Solo Arenoso.


 Fonte: Embrapa Solos UEP Recife, 2006http://www.uep.cnps.embrapa.br/imagens/fomezero/santana14.jpg


Os solos argilosos contêm muita argila que tem partículas de tamanho muito pequeno. A água é retida por muito tempo nos pequenos espaços entre os grãos de argila, originando o barro. Este tipo de solo encharca com facilidade e por isso também dificulta o crescimento das plantas.


Solo Argiloso. fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/turismo/parque/I71HNATURAL.htm

Os solos escuros, ricos em matéria orgânica (também chamada de húmus) são ricos em nutrientes, principalmente o nitrogênio. O húmus age ligando os minerais do solo como um cimento, modificando a porosidade e, portanto, aumentando a capacidade de retenção de água. Os solos orgânicos apresentam alta fertilidade, e normalmente proporcionam excelentes condições para o crescimento das plantas.

 
Húmus. Fonte: http://cienciaparavida.blogspot.com/2007/10/origem-da-terra.html

Dependendo das condições climáticas e biológicas que interagem sobre a rocha de origem, o solo pode freqüentemente apresentar características mistas.

MANEJO DO SOLO
Plantio direto


O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc.) sobre o mesmo.
Plantadeira semeando diretamente sobre os restos da cultura anterior

A utilização do plantio direto no lugar dos métodos convencionais tem aumentado significativamente nos últimos anos. Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão. O solo só é manipulado no momento do plantio, quando é aberto um sulco onde são depositadas sementes e fertilizantes. Não existe, além do supracitado, nenhum método de preparo do solo. O mais importante controle que se dá nesse modo de cultivo é o das plantas daninhas, através do manejo integrado de pragas, doenças em geral e plantas infestantes. Também é muito importante para o sucesso do sistema que seja utilizado a rotação de culturas.
Benefícios

O plantio direto traz diversos benefícios que irão diminuir os custos de produção e o impacto ambiental, tais como a maior retenção de água no solo, menor compactação do solo, menor erosão, menor perda de nutrientes, economia de combustíveis (diesel) e menor número de operações, incluindo aí aração e gradagem. O que faz com que haja menor uso dos tratores e conseqüentemente menor desgaste.
Os benefícios do plantio direto são maiores em locais mais quentes, tropicais ou sub-tropicais, diminuindo em locais com clima mais definido, seco e frio, onde os restos culturais demoram mais a se decompor. A atividade biológica dos microorganismos presentes no solo também varia em função da temperatura e umidade.
Implementos

 
No sistema de plantio direto, se utilizam implementos próprios para o uso do mesmo, diferentes do cultivo convencional.

A semeadeira é diferenciada, contendo discos para cortar a palhada que recobre o solo, também existindo um disco que irá auxiliar o depósito de adubo e sementes no sulco do plantio. Já a colhedeira possui um picador de palhada, que irá auxiliar o direcionamento do fluxo de palha. Esse picador é diferenciado, pois através de um conjunto especializado de facas de aço que giram em alta velocidade, pica a palhada de tal sorte que irá produzir uma camada morta própria para o plantio direto.

Para melhorar a cobertura do solo com a palhada (aumentando sua área superficial específica em contato com o solo), pode-se utilizar de um rolo-faca. Este implemento também é útil para os que desejam realizar plantio direto sem uso de herbicidas, em substituição dos mesmos, pois ao rolar sobre as plantas de cobertura, ele esmaga seus colmos facilitando a morte das mesmas.

Fonte: Wikipédia


6 comentários:

  1. isso so tem fotos de escola e pessoas querendo aparecer(um bando de favelados)idiotas, favelados, moram tudo no morro santa barbara!!!


    inuteis!!!!!!!filhos da puta!!!

    ResponderExcluir
  2. so sabem rodar a bolsinha na rua e dar o cú!
    para qualquer um !
    fica com a bunda aparecendo para os garotos verem!!!

    e eu vou repitir!!FILHOS DA PUTAAAAAASSSSSSSS!!!!!

    ResponderExcluir
  3. orrivel ! nao encontrei nada ! ai so tem um bando de gente querendo se amostrar!

    ResponderExcluir
  4. esse site me ajudou muito

    ResponderExcluir