Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Olimpíadas de Língua Portuguesa

Hoje os alunos do 8ºano Ametista, visitaram uma moradora antiga da cidade Dona Lúcia, com 72 anos, vinda da Argentina, residente em Chapadão do Céu a 23 anos; viu a cidade crescer e desenvolver. "Vocês devem acreditar em Deus, ter fé e perseverança, que tudo consegue na vida, nunca abandone os estudos."

Sugestões para o questionário da entrevista do visitante.
  • MODOS DE VIVER DO PASSADO: o jeito de namorar, frequentar a escola, brincar, cozinhar, relacionar-se com os pais; o modo de vestir, comprar, viajar, cultivar a terra, comercializar, produzir objetos, festejar datas especiais; a participação na vida social.
  • TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS DA COMUNIDADE: aparência das construções, ruas e praças de outros tempos, história da construção de edifícios, do crecimento da cidade da destruição da natureza do lugar.
  • ORIGEM DA COMUNIDADE: se a comunidade for nova, poderá haver pessoas que tenham lembranças de como ela começou por que motivo, de onde vieram os primeiros habitantes, como eram as primeiras moradias, as escolas, os hospitais.
  • ANTIGOS LUGARES DE TRABALHO: uma fábrica que deu emprego a muita gente e fechou, uma fazenda onde as pessoas trabalhavam e moravam, uma empresa pequena que cresceu muito, uma venda que virou supermercado, as pequenas ojas que desapareceram com a chegada dos shopping center.
  • PROFISSÕES QUE DESAPARECERAM: nas grandes cidades, por exemplo, os leiteiros e padeiros que vinham com suas carrocinhas entregar leite e pão, as costureias que trabalhavam nas fábricas de roupa ou nas casas de pessoas abastadas, as datilógrafas e suas máquinas de escrever.
  • EVENTOS MARCANTES: uma grande enchente, uma comemoração importante, uma festa tradicional, a vinda de um presidente, o buraco que se abriu no chão e engoliu parte do birro, um grande acidente, uma vitória marcante do time da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário