Balé

Balé

EXPOCÉU

EXPOCÉU
AGOSTO - 2011

BULLYING

BULLYING
Diga não ao Bullying - Brincadeiras sem graça.

SEMANA CULTURAL - Nega

SEMANA CULTURAL - Nega
MAIO - 2011

sábado, 14 de agosto de 2010

TEXTOS EXPOSITIVOS - CIÊNCIAS

Ondas, som e luz

As ondas
Quando balançamos uma corda grande e flexível provocamos um movimento de onda, a mesma coisa acontece quando uma boia sobe e desce acompanhando o movimento da onda da água produzida pelo vento. Uma onda é uma perturbação que se propaga por toda a extensão dela.
As ondas transportam energia.
Quando tocamos a primeira peça de uma fileira de dominós, ela cai porque recebe energia, a segunda cai porque recebe da primeira e assim por diante.
O som
O som é produzido  por ondas longitudinais de compressão e rarefação das partículas de ar que atingem o nosso sistema auditivo. Quando muito alto o som pode atingir a nossa membrana timpânica, que pode causar surdez e até deixar uma pessoa louca. A altura de um som que não atinja nossa membrana timpânica é de 90 decibes.
Reflexão da luz
Na reflexão da luz podem ocorrer a reflexão regular e a refexão difusa. Em uma superfície lisa e polida em que os raios são todos paralelos ocorre a rflexão retangular. Já a reflexão difusa ocorre em superfície irregular e os raios refletidos têm direções diferentes.
Os espelhos
Os espelhos podem ser planos ou curvos. Nos espelhos planos as imagens são formadas pela reflexão da luz. Nos espelhos curvos modifica-se tanto a forma como o comprimento de uma imagem.
As lentes
As lentes convergentes ampliam as imagens quando colocadas sobre um objeto. As lentes divergentes formam imagens menores que os objetos.
Taís - 9º ano Esmeralda

Ondas, som e luz

Nós temos contato diário com diversos tipos de ondas, nossos sentidos são estimulados a todo momento por ondas luminosas e sonoras, a onda é uma perturbação que se propaga no meio onde é produzida. As ondas são classificadas em transversais que são aquelas cujas direções da vibração e da propagação são perpendiculares entre si. Já as ondas longitudinais são aquelas cuja vibração e propagação da onda tem a mesma direção, por exemplo: uma  onda produzida quando se estica uma mola, soltando-a em seguida.
Já o som é produzido por onda longitudinal de compressão e rarefação das partículas de ar que atingem o nosso sistema auditivo, a intensidade do som depende da amplitude da vibração e a altura depende da frequência da vibração. Uma característica do som que permite indentificarmos as fontes sonoras é o timbre.
O som propaga-se apenas em meios materiais, a velocidade do som varia de acordo com o meio de propagação.
O som pode se refletir atravéz de um fenômeno chamado ECO, por exemplo, quando gritamos em um ambiente amplo e com grandes anteparos podemos ouvir o ECO após alhuns instantes.
Já a luz é energia que se propaga na forma de ondas eletomagnéticas, um exemplo de fonte de luz própria é o Sol, e um corpo iluminado é o nosso corpo.
Quando a luz atinge a superfície de um corpo podem ocorrer febômenos como a reflexão e a refração, a reflexão regular ocorre em superfície irregular.
Já os espelhos côncavos, convexos, parabólicos e planos, transmitem as imagens de várias formas ( imagens  invertidas, não invertidas e refetir luzes ).
A luz nos permite ver várias cores.
Lorena - 9º ano Esmeralda.

Unidade  - 05

A s ondas que transportam energia como um dominó,  acaba  passando energia de uma pedra a outra,  e uma onda de perturbação, por exemplo: uma corda de um violão devido a sua vibração mais ou menos aguda.
Já o som é produzido por ondas longitudinais, uma batida de um tambor ou um som de uma guitarra, dependendo da frequência da vibração que pode ser agudo ou grave.
A luz nos permite enxergar e estimula os nossos órgãos visuais, nesse caso vemos todas as cores. Os corpos iluminados possuem luz próprias e os luminados recebem luz. Alguns corpos como os opacos formam sombras ao receber a luz.
Raniely - 9º ano Esmeralda

TEXTO EXPOSITIVO - O TRABALHO INFANTIL

O trabalho infantil
No trabalho infantil há meninos e meninas sendo explorados pelos adultos com trabalho pesado, não esquecendo também que há uma diferença entre o trabalho explorado com o trabalho de aprendiz ( doméstico ).
O infantil é a exploração de criança que está além do que pode fazer ( trabalho escravo ). E o doméstico é aquele que os pais ensinam os afazeres domésticos para que se torne uma pessoa de responsabilidade.
No ano de 2001 havia 5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos de idade, sendo exploradas. E mais de 2 milhões de crianças foram vítimas de trabalho escravo no Brasil.
As crianças trabalhavam até de madrugada para ganhar menos de um salário mínimo.
As crianças têm que trabalhar, mas como aprendiz, ganhando no mínimo um salário mínimo, pois todo o trabalho também é dígno.
Romário - 8º ano Amestista.

Covardia

Hoje o Brasil é o país que mais possui trabalho infantil. Pois os adolescentes e crianças trabalham na roça, e fazem vários serviços pesados. Mas na maioria das vezes as crianças trabalham para ajudar a família em casa e acabam ganhando muito pouco pelo o que fazem. Sem contar que algumas crianças deixam de estudar para se prostituirem e acabam entrando no mundo das drogas, um caminho sem volta, um mundo de criminalidade.... Por isso eu digo... trabalho infantil é uma covardia.
Jackson - 8º ano ASmetista.

O lugar da criança
O trabalho infantil já é proibido no Brasil há muito tempo.
No Brasil as crianças trabalhavam em situações de alto risco como lavouras de cana de açúcar, que acabam ficando sol a sol, sem proteção alguma.
O pior é aquela criança que era explorada pelos próprios pais. Alguns pais deixavam de trabalhar para colocar os seus filhos no mundo da prostituição, drogas e crimes para satisfazê-los.
Hoje em dia não se vê tantas crianças trabalhando, pois a lei proibe menores no mundo do trabalho, mas tem crianças que para sobreviverem ainda, saem pedindo esmolas na rua.
O dever da criança é na escola, lá ela aprenderá se comportar numa sociedade e a procura da realização de um sonho.
Dagimara - 8º ano Ametista.